quinta-feira, 2 de junho de 2011

PROJETO - O MUNDO FANTÁSTICO DA LITERATURA



 PROJETO - O MUNDO FANTÁSTICO DA LITERATURA

(Público Alvo/ Alunos da Educação Infantil Pré-Escola I, II e III)
Data de Execução: 15 de Abril de 2011 das 7:30 às 11:30h

Transitar no universo fantástico da literatura é voar sem limites, é um deslizar sobre a imaginação, e compreender a necessidade de revelação da essência humana através da linguagem.
A literatura tem o poder de nos acariciar através da palavra, ultrapassa as fronteiras da fantasia, produz uma nova forma de olhar e enxergar o universo. Através do “Era uma vez”... nos tele transportamos para os caminhos do indizível, intocável, extraordinário. E como num passe de mágica, voltamos à realidade com um simples“... E foram felizes para sempre”. Literatura é sentimento, emoção, sensibilidade, liberdade, percepção, vida.
A literatura não necessita estar enclausurada nos baús de histórias e nas estantes das bibliotecas, ao contrário, necessita ganhar sentido e embalar as fantasias e realidades que existem na arte literária.
Observando a ausência de um trabalho voltado para o lado mágico, fantástico, proporcionado pela literatura é que este projeto se fez necessário. Na oportunidade cabe destacar que as narrativas clássicas da literatura tiveram um enfoque diferenciado, atual, problematizando e educando através da arte e da beleza estética. Diante disso, os alunos puderam realizar viagens pelas veredas de imaginação e mergulhar nas entrelinhas dos significados dos contos que  trabalhados. 
Por Agnaldo Almeida Santos 
(Graduando em Letras pela Universidade Federal de Sergipe e Pedagogia pela Faculdade do Noroeste de Minas)
Agente Admistrativo da Escola Municipal Sagrada Família - Núcleo 01
email: agnaldo_ufs@yahoo.com.b






 

Um comentário:

  1. Verdadeiros Educadores buscam na simplicidade das crianças a emoção do ato de aprender através de metodologias inovadoras que trazem autoestima, desejo de construir novos conhecimentos, buscar novos horizontes. Esse projeto justifica a fala anterior.
    Estão de parabéns todos aqueles que construíram, contribuiram e participaram da execução do mesmo.
    Continuem assim, pois o caminho para Educação de qualidade é efetivamente esse - o da busca incessante pelo novo!!!
    PARABÉNS!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir