Com o conceito conhecido mundialmente como 4 Rs: reduzir, reutilizar, reciclar e recuperar, O palestrante GLEBERVAL NUNES, chefe do escritório da EBDA fez seu discurso. O gestor que não se alinhar a esse pensamento e demorar mais a se sensibilizar para a questão ambiental perderá o bonde da história. Não haverá lugar no mercado de trabalho para quem não entender que é preciso se preocupar com a natureza.
A escola, então, deve assumir seu papel dentro da comunidade, chamar funcionários, pais e moradores do entorno, mesmo que não tenham filhos matriculados, para discutir melhorias e tomar atitudes em favor do meio ambiente.
Para dar o primeiro passo e começar a tornar o ambiente escolar sustentável, foram sugeridos a troca de lâmpadas incandescentes por fluorescentes, a oferta de lanches e refeições naturais, a captação de água da chuva, a permeabilização de canteiros com plantas e árvores e o investimento em reciclagem e numa horta escolar. Tudo isso explicando os motivos de cada atitude e promovendo o engajamento e a sensibilização.
Para que um projeto ecológico seja completo, é preciso ir mais a fundo nas noções de sustentabilidade. De acordo com Regina Migliori, consultora em cultura e paz da Unesco a Organização para a Educação, Ciência e Cultura, das Nações Unidas, nos últimos 15 anos muitas instituições tomaram providências, como economia de água e reciclagem. “Essas ações são relevantes, mas não mexem no cerne da questão, não mudam o modelo", adverte. “É importante que as escolas revejam seus valores sobre o desenvolvimento e sobre o processo educativo."
A formação de cidadãos conscientes, preparados não apenas para o mercado de trabalho, mas também para a necessidade global de agir com responsabilidade ecológica, depende, segundo Regina, de a escola partilhar sua responsabilidade: “Hoje, o comum é colocar-se numa postura passiva em relação à comunidade. Muitas reclamam que as famílias não cooperam, que não há integração, mas não basta diagnosticar. É preciso agir."
A Escola Sagrada Família Parabeniza nossos alunos pela brilhante participação do Projeto I Semana do Meio Ambiente, como também os professores envolvidos Luiz Antonio (titular da disciplina Economia e sustentabilidade), Regiane e Joelma.
Estão de parabéns também todos os profissionais da área que fizeram acontecer esta programação do Projeto:
DATA: 03/06/2011
13h30min: ABERTURA
Texto de boas vindas –
Professora Ana Carina Borges
Coreografia com os alunos da Escola
Floriano Peixoto - Sede
14h: PALESTRA COM GLEBERVAL NUNES
14h30min: Apresentação Teatral com a
Escola Santa Cecília – Povoado Serra Velha
15h: PALESTRA COM O PROFESSOR
JONIELTON
15h30min: Apresentação musical com a
Escola Dom Bôscoly – Povoado Bananeira
15h50min: Apresentação de paródias com a
Escola N. Sr das Graças – Povoado Bomfim
16h10min: Apresentação do Coral Ecológico e Recital de Poesias
Escola Sagrada Família – Povoado Capim Duro
16h30min: Apresentação de desfile com roupas
recicladas com todas as escolas envolvidas
no evento.
16h50min: Considerações finais e agradecimentos
Nenhum comentário:
Postar um comentário