A sexualidade, uma das características mais importantes do ser humano, está presente desde os primórdios da vida. O ser humano é movido por suas pulsões libidinais direcionadas à busca do prazer e estas se manifestam muito precocemente. Manifestações sexuais podem ser visualizadas em imagens ultrassonográficas de fetos do sexo masculino, como por exemplo a ereção peniana. Já as meninas desde os primeiros dias de vida apresentam lubrificação vaginal. Estes comportamentos são uma demonstração da potencialidade biológica para o desenvolvimento da sexualidade. Sensações sexuais estão presentes durante todo o desenvolvimento da criança, desde a amamentação até o início pubertário, quando então há uma intensificação destas sensações. É com a chegada da puberdade, com o desenvolvimento físico, que o ser humano se torna apto a concretizar a sexualidade plena através do ato sexual propriamente dito, que permite tanto obter prazer erótico como procriar.
Estas explicações, entre outras foram dadas aos nossos alunos pela enfermeira Denise, a convite de professores e direção da Escola Sagrada Família.
Em nossa sociedade sexo ainda é um tabu e os problemas relativos à sexualidade são muito freqüentes. Aqui a Enfermeira frisou as doenças sexualmente transmissíveis.
Ao final nossos alunos pareciam em êxtase com a brilhante palestra.
Acompanhar desde cedo o processo de desenvolvimento pode ajudar o adolescente a prevenir problemas futuros como abuso sexual, gravidez não desejada, promiscuidade ou dificuldades sexuais propriamente ditas como frigidez, impotência sexual, ejaculação precoce, etc.
Obrigado, Denise, em atender ao nosso convite e parabéns pela palestra!!
(mais fotos no orkut. emsfba@yahoo.com.br)
Nenhum comentário:
Postar um comentário