terça-feira, 31 de maio de 2011

AÇÕES PEDAGÓGICAS NA ÁREA DE LINGUAGEM

                  PROJETO CONTOS LITERÁRIOS- 5ª E 6ª SÉRIES
     Procurando desenvolver as habilidades sociolinguísticas dos alunos, a monitora em conjunto com os docentes formularam um projeto voltado para o aprimoramento da escrita, oralidade e essencialmente o encantamento através do universo literário.
Diante disso, foi organizado o Projeto, explorando a criatividade e habilidades da expressão escrita e oral, salientando as diferenças entre as modalidades.
     Inicialmente, as professoras apresentaram aula expositiva, descrevendo as características do conto. Prosseguindo, cada aluno escolheu um conto para ler. Após foi feito um resumo escrita, assim houve uma seleção para a realização da apresentação oral.
Depois de feito o roteiro, os alunos confeccionaram cartazes com características do conto, apresentando-se oralmente. No momento houve premiação para os concorrentes, sendo finalistas: Layane e Rosana da 5ª série “A” e Carina, Mariano e Grazielle  da 6ª “A”. Em breve, será divulgado o livro de contos, produzidos pelos alunos da 6ª “B”.
     Escrever é busca sem fim, tentativa de fisgar a palavra mais próxima e talvez a mais expressiva do universo pessoal de quem exercita a escrita seja ela literária ou não.
      É claro que no caso da literatura a garimpagem em busca da palavra criativa e reveladora é mais intensa. Portanto, não há regras definidas, normas preestabelecidas, esquemas completamente lógicos ou fechados nos caminhos da criação. Escrever é sempre uma promessa do outro texto que está por vir. E ele vem, com sensibilidade, empenho e paciência – ele vem e a alegria, ainda que transitória, permanece na história do possível escritor.

FILME - O ALIENISTA - 8ª SÉRIE

     Sendo “o Alienista”, de Machado de Assis, uma obra que retrata a burguesia hipócrita  do século XIX, o autor é irônico, mas diverte a valer.
     Na oportunidade o professor Mauricio exibiu o filme com o objetivo de dinamizar a aula e ao mesmo tempo fazer uma interpretação, relacionando os acontecimentos daquela época com a atualidade.
    Cabe ressaltar que o docente explicou a introdução do filme e na sequência os alunos viram ao  filme com direito a pipocas e refrigerantes e ao final o professor solicitou resumos para fins avaliativos.
    Estamos no século XXI, e a era da informação é um fato consumado, a cada dia os homens estão mais atentos aos fatos. É preciso, assim, pensar sobre como tem acontecido a elaboração do conhecimento, uma vez que, a todo o momento e em diferentes espaços (escola, família, clubes, igrejas), a mídia tem exercido influência no processo de formação humana.
    Desse modo, a escola e seus profissionais precisam repensar suas ações pedagógicas, uma vez que as crianças, desde a hora em que se levantam, estão em contato direto com as mais diferentes fontes de informação: rádio, televisão, internet (seja em casa ou lan house), vêem novelas, assistem a noticiários, jogam vídeo games, enfim, operam com as diversas formas, têm opinião as mais diversas sobre os mais diferentes assuntos e, ao chegarem à escola, estão ansiosos para discutir e dar opiniões, mas esta muitas vezes, não se encontra preparada para lidar com essa realidade.
     O cinema, como um desses meios de comunicação, pode auxiliar os alunos a expor suas idéias, seus conflitos e, então, organizar valores para a própria formação humana. Morin (2006) aponta que o cinema apresenta uma “linguagem poética e literária que nos leva diretamente ao caráter mais original da condição humana, pois, como disse Yves Bonnefoy, são as palavras, com seu poder de antecipação, que nos distinguem da condição animal ”. Já o estudioso Lopes (2004) observa que a imagem cinematográfica impôs-se como meio de comunicação por excelência nos mais variados planos de vida social, uma vez que, hoje, todos podem ter acesso a essa mídia.  
    Portanto, cinema, saber e formação compõem uma tríade que configura a presença de múltiplos olhares para a construção de uma perspectiva de educação significativa, em que ciência, prazer e emoção misturam na construção de magia, memórias e verdades. Ligar a cultura sistematizada no âmbito escolar à prática reflexiva do professor, à arte, à literatura, e ao processo ensino-aprendizagem, de maneira motivadora, introspectiva e prazerosa, com certeza, fará emergir um trabalho carregado de valores que se projetam no repensar de concepções de mundo e educação.
Parabéns aos idealizadores do Projeto


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