quarta-feira, 11 de maio de 2011

JORNAL ESCOLAR – 8ª “B”


O educador que faz a diferença é um eterno pesquisador de conteúdos, de formas e de estratégias. É ousado, não tem medo do erro, tenta diferentes saídas para os problemas do cotidiano. Olha seus alunos nos olhos e conhece cada um para melhor poder atuar. Nesse olhar questiona sua dinâmica de trabalho, refaz o percurso, corrige as rotas.
Alunos comprovando seu trabalho
Prof. Luiz Antonio
Sabe que é falível e que não escolheu uma profissão fácil. Por isso mesmo, não se escuda em eternas desculpas para alguns fracassos que possam acontecer. Ser educador, num país com tantas distorções e lacunas, é contar com problemas. Mas também é acreditar que existam saídas e que sua atuação acontece em longo prazo. Significa perceber que deixa marcas e que estas podem alterar o rumo das coisas para melhor ou para pior.
Bem, mas algo merece uma atenção especial quando pensamos no professor que atua de forma diferenciada. E isto é notório no trabalho apresentado pelo professor Luiz Antonio envolvendo Mídias e  Tecnologias e 8ª série “B”. A sensibilidade para perceber que, se possui um conteúdo a cumprir, tem também, diante de si, uma classe heterogênea que, necessariamente, pode não atender a algo previamente estabelecido.
Alunos divulgando o trabalho
A percepção, o jogo de cintura para lidar com o que a moçada traz altera rumos e tem o poder de transformar a aula em algo mais verdadeiro, dinâmico. E, convenhamos esses jovens nunca estiveram tão repletos de informações, após mostrarem seu “Jornal Escolar” as demais classes desta Unidade escolar. Os olhos idealizados brilharam na demonstração dos trabalhos e do outro lado a recepção não ficou pra menos.
Professor Luiz Antonio, equilibrar a programação acadêmica com o currículo oculto e, muitas vezes, utilizar esse currículo a favor da disciplina dá sentido à aprendizagem. E os alunos parecem pedir isso. Querem saber por que estudam determinados conceitos, qual sua aplicação, enfim, o que farão na vida prática com alguns conteúdos. Nesse sentido, é fundamental que teoria e prática caminhem de mãos dadas.
Parabéns pelo trabalho em evidência.
(Confira mais imagens no orkut da Escola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário