segunda-feira, 30 de maio de 2011

AÇÕES PEDAGÓGICAS NA ÁREA DE HUMANAS








Durante o mês de abril trabalhou-se ações pedagógicas voltadas para uma maior informatização com relação a dois movimentos históricos importantes da nossa História (Emancipação Política Fatimense e o dia de Tiradentes o 21 de Abril), porém de proporções extremamente antagônicas, pois um refere-se à História nacional brasileira e o outro a História local fatimense. No entanto, ambas as ações contribuíram de forma significativa para a aquisição de conhecimentos por parte dos alunos da Escola Municipal Sagrada Família.
A primeira ação foi elaborada pelo monitor da área de humanas dessa instituição, onde se construiu e se apresentou em sala de aula um informativo contendo relevantes dados sobre a “Emancipação” do nosso município que foi comemorado no dia 1º de Abril, retratando um pouco da história política da cidade de Fátima e a importância de muitos dos seus líderes políticos.
A segunda ação realizada na Escola Sagrada Família, foi uma busca pela reinterpretação do 21 de Abril como data histórica referente à morte de Joaquim José da Silva Xavier ou simplesmente “Tiradentes” como ficou conhecido o mártir da Inconfidência Mineira. Essa reinterpretação histórica foi combinada e idealizada pelo professor de História do Ensino regular de 5ª a 8ª série Adilson Nobre e pelo Monitor da área de humanas desta instituição Luis Carlos Cruz.
Nesta reinterpretação buscou-se trabalhar com vídeos e informações que desmistificassem a idéia de herói que sempre se atribuiu a figura do nosso “querido” Tiradentes tentando aproximar este momento histórico o máximo possível da realidade vivenciada pelo próprio Joaquim José da Silva Xavier enquanto morador da região das Minas Gerais, no final do século XVIII, levando em consideração os aspectos religiosos, culturais e administrativos existentes na época.
Estas foram ações pedagógicas realizadas no mês de abril esperamos realizar outras no decorrer do ano letivo, não só com a disciplina de História, mas também com as outras disciplinas da área de humanas (Geografia e Religião).  





Luís Carlos Cruz








Nenhum comentário:

Postar um comentário