domingo, 18 de novembro de 2012

Viagem a Canindé, Piranhas e Paulo Afonso.




No último final de semana, foi a vez da Escola Sagrada Família, prestigiar os alunos destaques 2012. Para tanto, Direção, Coordenação e Professores organizaram métodos para escolha e foi decidido a escolha de 10 alunos – um por série-turma do 6º ano a 8ª série.
Feita a seleção, a Escola em parceria com a Secretaria de Educação e Prefeitura Municipal, promoveram passeios entres as cidades de Canindé do São Francisco-SE, Piranhas-AL e Paulo Afonso-BA.

Durante dois dias os alunos puderam apreciar as belezas naturais que há nestas cidades e também enriquecer suas memórias de conhecimentos.
Começamos nossa viagem por Xingó. Primeiro parada: MAX
O Museu de Arqueologia de Xingó (MAX) é um museu localizado em Canindé de São Francisco, Sergipe, Brasil. Pertence à Universidade Federal de Sergipe.
Foi criado após os achados feitos durante a construção da Usina Hidrelétrica de Xingó na década de 1980. Seu acervo contém peças de arte rupestre, esqueletos humanos e diversos utensílios descobertos durante pesquisas em sítios arqueológicos da região.
Segunda Parada: USINA.
A Usina Hidrelétrica de Xingó está localizada entre os estados de Alagoas e Sergipe, situando-se a 12 quilômetros do município de Piranhas e a 6 quilômetros do município de Canindé de São Francisco.
A Usina de Xingó está instalada no São Francisco, principal rio da região nordestina, com área de drenagem de 609.386 km2 , bacia hidrográfica da ordem de 630.000 km2, com extensão de 3.200 km, desde sua nascente, na Serra da Canastra, em Minas Gerais, até sua foz, em Piaçabuçu/AL e Brejo Grande/SE.
A posição da usina, com relação ao São Francisco, é de cerca de 65 km à jusante do Complexo de Paulo Afonso, constituindo-se o seu reservatório, face as condições naturais de localização, num canyon, uma fonte de turismo na região, através da navegação no trecho entre Paulo Afonso e Xingó, além de prestar-se ao desenvolvimento de projetos de irrigação e ao abastecimento d’água para a cidade de Canindé/SE.
PIRANHAS
Piranhas é um município brasileiro localizado no oeste do estado de Alagoas. Sua população é de 21.716 habitantes e sua área é de 409,1 km² (53,23 h/km²).
Piranhas ficou nacionalmente conhecida por ser a cidade onde a cabeça de Lampião, e outros do seu bando, ficaram expostos após decapitação. Em Piranhas também foi rodado o filme Baile Perfumado, com o mesmo tema do cangaço. No museu da cidade pode ainda ser visto várias fotos do bandido Lampião, inclusive a famosa foto que mostra o empilhamento das cabeças na escadaria da prefeitura do município. Neste mesmo museu trabalha hoje, como auxiliar, um dos policiais que, na época, mataram Lampião e seu bando.

O município ainda é banhado pelo majestoso rio São Francisco. Piranhas foi reconhecida como patrimônio histórico nacional pelo IPHAN.
Dentre as festas que mais se destacam na cidade estão o carnaval, que se realiza no centro histórico. O forrogaço no bairro Xingó, que se realiza no início de junho, comemorando o aniversário da cidade e antecipação das festas juninas.
Cidade razoavelmente calma, com bom desempenho turístico, mas com uma economia muito fraca e totalmente dependente do recebimento de royalties, provenientes da Chesf.
PAULO AFONSO
Paulo Afonso é um município brasileiro do estado da Bahia. Foi emancipado em 28 de julho de 1958 do município de Glória. Sua área é de 1.574 km² e sua população é de 108.396 (2010). Sua densidade demográfica é de 64,77 h/km².
Atualmente, o local está ilhado pelo rio São Francisco e muitas comportas, construído pela companhia CHESF, considerando assim o lugar como uma "ilha construída pelo homem".
E por fim finalizamos nosso passeio cultural no Parque aquático com piscinas, toboáguas e muita animação.





Mais uma vez a Escola Sagrada agradece a Secretaria de Educação e ao Prefeito Nego, pela parceria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário