O
esporte escolar contribui com vários aspectos do desenvolvimento, inclusive com
a questão do trabalho em grupo, quando não há exclusão, podendo
desenvolver e trabalhar o companheirismo e a cooperação(FERREIRA,2004).
No
esporte escolar não deve haver restições a regras e os alunos não são
classificados como piores ou melhores, como no esporte de alto
nível(rendimento)
CARACTERÍSTICAS
E OBJETIVOS DO ESPORTE ESCOLAR:
· Respeito as características
físicas, psicológicas, sociais e culturais dos praticantes e as diferenças
individuais quanto as expectativas , aspirações e valores.(TANI,2022).
· Visa a aprendizagem
se ocupar com todos os alunos
, independentemente de seu nível de desenvolvimento motor e de suas capacidades
físicas.
· O esporte escolar deve ser
adaptada ao seu praticante.
ESPORTE
DE PARTICIPAÇÃO E LAZER:
o esporte de lazer busca a alegria, o
divertimento, o prazer e a sociabilidade. Conceitos típicos do lazer que são
incorporados no esporte. A brincadeira é valorizada, a estrutura do jogo é
alterada, a idéia de multiplicidade aparece com freqüência, bem como a
diminuição do preconceito dos melhores e piores praticantes (OLIVEIRA, 1982). A
pluralidade é importante, mas outro fator é ainda mais significativo, a
preocupação com grupos minoritários, como o desenvolvimento de atividades de
esporte e lazer para pessoas com necessidades especiais. O esporte de
lazer promove a participação de todos os setores e se preocupa com a
acessibilidade e inclusão. Por isso os equipamentos são diferenciados; as
tabelas de basquete maleáveis; as quadras não precisam de linhas rígidas; os
espaços amplos; o acesso ilimitado; a participação generalista e a participação
multipessoal. O esporte de lazer não precisa de estádios, de locais fechados,
ou mesmo equipamentos de última geração que só os iniciados conseguem utilizar.
O esporte de lazer exige equipamentos amplos que possam ser aproveitados por
diversas faixas etárias, tipos de pessoas e jogos. Os equipamentos devem
atender amplas necessidades não ficando somente "preso" a uma
modalidade (DIECKERT, 1984).
o esporte de lazer não deve ser pensado como extensão do
esporte de alta-competição. As pessoas não praticam esporte por causa dos jogos
olímpicos, ou competições internacionais, as pessoas praticam esporte de lazer
para o seu prazer. Não podemos ficar presos a idéia de ampliar o acesso ao
esporte de lazer para termos futuros craques, mas sim, ampliar o acesso ao
esporte para justificar uma política social, de desenvolvimento pessoal e
atitude desinteressada. Temos que desenvolver o esporte de lazer para um
processo de participação sem precedentes, sem restringir-se ao auto-rendimento,
tendo no esporte uma forma de prática como conquista social e participação
comunitária.
Prof. Jeffson
·
Nenhum comentário:
Postar um comentário