sexta-feira, 5 de outubro de 2012

ESPORTE ESCOLAR





O esporte escolar contribui com vários aspectos do desenvolvimento, inclusive com a questão do trabalho em grupo, quando não há exclusão, podendo desenvolver  e trabalhar o companheirismo e a cooperação(FERREIRA,2004).
No esporte escolar não deve haver restições a regras  e os alunos não são classificados como piores ou melhores, como no esporte de alto nível(rendimento)
CARACTERÍSTICAS E OBJETIVOS DO ESPORTE ESCOLAR:
·       Respeito as características físicas, psicológicas, sociais e culturais dos praticantes e as diferenças individuais quanto as expectativas , aspirações e valores.(TANI,2022).
·       Visa a aprendizagem
se ocupar com todos os alunos , independentemente de seu nível de desenvolvimento motor e de suas capacidades físicas.
·       O esporte escolar deve ser adaptada ao seu praticante.
ESPORTE DE PARTICIPAÇÃO E LAZER:
            o esporte de lazer busca a alegria, o divertimento, o prazer e a sociabilidade. Conceitos típicos do lazer que são incorporados no esporte. A brincadeira é valorizada, a estrutura do jogo é alterada, a idéia de multiplicidade aparece com freqüência, bem como a diminuição do preconceito dos melhores e piores praticantes (OLIVEIRA, 1982). A pluralidade é importante, mas outro fator é ainda mais significativo, a preocupação com grupos minoritários, como o desenvolvimento de atividades de esporte e lazer para pessoas com necessidades especiais.  O esporte de lazer promove a participação de todos os setores e se preocupa com a acessibilidade e inclusão. Por isso os equipamentos são diferenciados; as tabelas de basquete maleáveis; as quadras não precisam de linhas rígidas; os espaços amplos; o acesso ilimitado; a participação generalista e a participação multipessoal. O esporte de lazer não precisa de estádios, de locais fechados, ou mesmo equipamentos de última geração que só os iniciados conseguem utilizar. O esporte de lazer exige equipamentos amplos que possam ser aproveitados por diversas faixas etárias, tipos de pessoas e jogos. Os equipamentos devem atender amplas necessidades não ficando somente "preso" a uma modalidade (DIECKERT, 1984).
o esporte de lazer não deve ser pensado como extensão do esporte de alta-competição. As pessoas não praticam esporte por causa dos jogos olímpicos, ou competições internacionais, as pessoas praticam esporte de lazer para o seu prazer. Não podemos ficar presos a idéia de ampliar o acesso ao esporte de lazer para termos futuros craques, mas sim, ampliar o acesso ao esporte para justificar uma política social, de desenvolvimento pessoal e atitude desinteressada. Temos que desenvolver o esporte de lazer para um processo de participação sem precedentes, sem restringir-se ao auto-rendimento, tendo no esporte uma forma de prática como conquista social e participação comunitária.

Prof. Jeffson




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