terça-feira, 18 de outubro de 2011

Pirâmide Alimentar






A turma da 7ª série “B” deu prosseguimento ao projeto Pirâmide Alimentar. A iniciativa do professor Luiz Antonio leva os ensinamentos para o intervalo da escola.
Na primeira etapa do plano os alunos receberam orientações sobre alimentação saudável e equilibrada. Segundo o professor a pirâmide de alimentos se tornou uma aula muito interessante, despertando nos alunos bastante atenção em suas aulas.
Semana passada os alunos se dividiram em grupos e elaboraram as pirâmides. Ocorreu uma exposição durante o intervalo das aulas, qual chamou atenção de todos os alunos.
O primeiro é constituído de alimentos ricos em carboidratos (energéticos) que têm função de fornecer energia para o funcionamento do corpo humano. Alimentos como fubá, trigo, arroz, massas em geral, mandioca, batata inglesa, biscoitos e outros.
O segundo grupo é formado por alimentos ricos em vitaminas e minerais, conhecidos também como reguladores, pois tem o papel de regular o organismo: frutas, legumes e verduras.

O terceiro baseia-se em proteínas, cálcio e ferro. São alimentos construtores: grãos, carnes, leite e derivados, feijão, lentilha, ervilha, grão de bico, etc.
O quarto é o “vilão” da pirâmide alimentar por ser energético de calorias vazias. São alimentos ricos em gorduras, sal, açúcar, etc. Esses alimentos são: refrigerantes, bolachas recheadas, lanches, doces, balas, pirulitos, sorvetes, cerveja, entre outros, que só fazem mal à saúde.
Os alunos informaram  que esses alimentos, quando consumidos em excesso, podem desenvolver doenças relacionadas à alimentação. Doenças como diabetes, hipertensão arterial, colesterol e outras.

PARABÉNS, PROFESSOR, LUIZ, E ALUNOS DA 7ª “B”. CONTINUEM APRENDENDO E ENSINANDO
(mais fotos no Orkut: emsfa@yahoo.com.br)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário