domingo, 5 de setembro de 2010

DESFILE CÍVICO-2010

    Vinte e cinco anos de emancipação política do município de Fátima. Uma história contada na avenida, uma apreciação de beleza das alas, com suas criatividades e alegrias desta gente.
     Com a projeção do Centro Educacional Prof. Anísio Teixeira -CEAT, realização da Secretaria Municipal de Educação e apoio exclusivo da Prefeitura Municipal de Fátima, As escolas deram show.
     Abriu o desfile o Projeto Cidadão Mirim com as balizas no estilo balé, que representa a postura, movimento, aspectos importantes na construção da história de um povo.
  

Na sequência a Escola Municipal de 1º e 2º Graus Floriano Peixoto representou o nosso país, o nosso Estado, a nossa querida Fátima, com as respectivas bandeiras e a grande homenagem ao patriarca desta cidade, homem ilustre jamais esquecido, que lutou bravamente pela emancipação política deste município - João Maria de Oliveira.
   
O Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães -CELEM, lembrou do momento histórico - a nossa primeira eleição.Grandes rivalidades politicas, disputa pelo poder, desejo de desenvolver e promover o progresso deste municipio.
   

O Grupo Escolar José Sarney homenageou os grandes responsáveis pelo progresso, pelo nivel de desenvolvimento deste municipio, o que avançou, o que deixou de avançar.
   
A Escola Municipal Santa Cecília, prestou homenagens ao atual prefeito, Primeira Dama, Vice-Prefeito e os Vereadores, como tambem  prestou homenagens aos municipios vizinhos.
   
A ESCOLA MUNICIPAL SAGRADA FAMILIA, com a ala "personagens históricos, folclóricos e culturais a nossa história, as crendices e lendas do nosso município" - uma ala colorida, belissima pelo próprio caráter, deixou bem claro que a história de uma gente, de uma nação, de um povo, é construída por todos. É ter o poder de criar, a capacidade de fazer algo do desto ao mais sofisticado. É a veia artística dessa gente, é a cultura, que, aliás, é um dos pontos fortes do nosso município. O esporte, a nossa grande alegria. Que desculpem-nos os nossos vizinhos, mas continuamos imbatíveis. As nossas lendas, os nossos mitos, a nossa literatura... tudo isso mostrado com a vibração de Fátima nas avenidas.
   
A Escola  Municipal D. Pedro I, representou a fonte de renda do nosso município, a força deste povo, a sua capacidade de criar, de reinventar, de adaptar através de vários meios de geração de renda, garantindo a sobrevivência de suas famílias de forma digna e honesta.
   
A Escolinha Mundo Infantil homenageou os nossos comerciantes do passado que foram protagonistas do que somos hoje, como também o comércio atual - grande responsável por nossa economia atual.
   

A Escola Municipal de Lagoas, lembrou da infância em outros tempos. Uma época que se brincava de boneca de pano, de carros de lata, brincadeira de pega-pega... uma época em que se assistia ao Sítio do Picapau Amarelo. Uma infância de muitas travessuras, de muita alegria, de postura realmente infantil.
   

O Centro Educacional Anísio Teixeira-CEAT, contou na avenida um pouco de sua própria história. A primeira escola particular 100% fatimense, fez homenagens ao educador Prof. Anísio Spínola Teixeira e mostrou em suas alas seus projetos culturais dentro do contexto da educação integral, como a Banda Musimarcia, o Grupo de Flautistas, o Grupo de Violonistas, Grupo de Teatro e Dança, Grupo de Capoeiristas, Poesia da Escola, São João de Tradição, Projeto Família na Escola, Amigo na Escola, Brava Gente e Projeto Por do Sol.

     A Escola Municipal Nossa Senhora das Graças, mostrou nossas festas, nossa alegria. Desde as festas de 4 de outubro, passando pelo tradicional "natal" de janeiro ate o Feijão Fest. Uma cidade eclética musicalmente que se curte axé, forró, MPB, rock. funk e todos os ritmos. Esta escola mostrou também a garra e todo o seu povo, gente forte da zona rural dos nossos povoados.
   
 A Escola Municipal São Nicolau, prestou homenagem aos personagens do passado, bem antes da emancipação. Os primeiros moradores, a primeira professora, entre outros, além da homenagem a lugares e Órgãos Históricos.

     O Colégio Estadual Nossa Senhora de Fátima por sua vez homenageou a escritora e profª Edna Borges com seu livro "Fátima, Nossa Terra, Nossa Gente" narrando fatos reais da nossa história. Mais uma vez nossa cidade demonstra a capacidade intelectual do seu povo, escrevendo e registrando eternamente a nossa história.
   
A Escola Municipal Dom Bôscoly concluiu o desfile cívico com brilhantismo e muita criatividade. Com a ala "O que esperamos para os próximos vinte e cinco anos" apresentou perspectivas futuras, ideias e esperanças, os sonhos deste povo. Fátima é uma cidade de gente inteligente, criativa, capaz de grandes realizações. Esperamos apresentar nas bodas de ouro estes sonhos realizados.



Banda Musimarcial Alberto Santos Dummont da cidade de Lagarto-SE. A beleza e o tom da harmonia musical acrescentou a elegância do desfile.

  
Banda Musimarcial Anísio Teixeira, um orgulho para os fatimenses por ver um trabalho construído, devolvendo a sociedade este resultado. O som da música, a batucada dos tambores, o esplendor da orquestra sinfônica.




NÓS, DA ESCOLA SAGRADA FAMÍLIA, PARABENIZAMOS A TODOS QUE PATICIPARAM DO DESFILE E PRINCIPALMENTE AOS IDEALIZADOES DO PROJETO.

Um comentário:

  1. "PARABÉNS" a toda equipe:Centro Educacional Prof. Anísio Teixeira -CEAT, a Secretaria Municipal de Educação, e a Prefeitura Municipal de Fátima,e em especial ao povo fatimense o deslile estava lindo, as escolas deram show pelas ruas da cidade.

    Ducarmo,
    professora da rede pública de Adustina.
    05/09/2010

    ResponderExcluir